Iniciativas aliam desenvolvimento à preservação do meio ambiente
O desejo por mudança e desenvolvimento norteia os projetos de impacto socioambiental e fomento de negócios apoiados pelo Somos Todos Amazonas. Alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas), as iniciativas são promovidas por instituições de excelência e desenvolvem ações nas áreas social, ambiental, científica e tecnológica do território amazonense, envolvendo a comunidade em objetivos comuns. O Somos Todos Amazonas atua como agente acelerador desses projetos, ligando-os a apoiadores interessados no crescimento sustentável do estado.
Primeira Escola de Negócios da Floresta Amazônica, a Rainforest Social Business School é uma dessas iniciativas. O projeto tem como propósito promover conhecimento sobre oportunidades de mercado para produtos e serviços oriundos de florestas tropicais, por meio de empreendimentos comprometidos com o desenvolvimento econômico, inclusão e equidade social.
Lançada em 5 de novembro, a Rainforest Social Business School é uma parceria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) e outras entidades, como a Universidade de São Paulo (USP) e a Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti-AM). A escola de negócios relaciona-se aos 8º, 9º e 17º ODS – “Trabalho Decente e Crescimento Econômico”, “Indústria, Inovação e Infraestrutura” e “Parcerias e meios de implementação”, respectivamente.
Idealizado pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS), o projeto “Engajamento comunitário contra violência de gênero” também é apoiado pelo Somos Todos Amazonas. Visando envolver os cidadãos de locais remotos do Amazonas no enfrentamento de agressões contra mulheres, a iniciativa faz parte da “Agenda de Diversidade e Gênero”, criada em 2019 como ponto de referência de inclusão e diversidade da instituição. A ação trabalha os ODS para a “Igualdade de Gênero” (5) e “Paz, justiça e instituições eficazes” (16).
Com atuação no planejamento territorial e na organização dos serviços na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, o projeto “Turismo na RDS do Uatumã” é outro integrante do quadro de apoiados pelo Somos Todos Amazonas. Em parceria com o Estado, o IDESAM (Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia) implementa atividades de educação e turismo de aventura na Unidade de Conservação, localizada na região do médio Rio Amazonas.
Atualmente, a pesca esportiva da região acontece de forma controlada, os barcos hotéis circulam na RDS e pousadas de comunitários recebem turistas e pescadores, movimentando quase um milhão de reais por ano. As ações promovem o trabalho decente, movimentam a economia, estimulam a produção e o consumo responsáveis e valorizam a vida terrestre, em consonância com as ODS 8, 12 e 15.
Além das iniciativas do INDT, da FAS e do IDESAM, o Somos Todos Amazonas abraça atividades desenvolvidas pela Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN) e pelo Polo Digital de Manaus.
Veja a lista completa de projetos apoiados:
Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT)
-Rain Forest Social Business School
-Hidro Energy Solution
– VG Market Place – Gestão de resíduos sólidos
– Centro de incubação de biojóias
IDESAM (Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia)
– Turismo na RDS (reserva de desenvolvimento sustentável) do Uatumã
– Programa Carbono Neutro
– Café Apuí Agroflorestal
Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN)
– Projeto Manejo Pesqueiro do baixo Uaupés
– Projeto de Tecnologia Digital
Fundação Amazonas Sustentável (FAS)
– Engajamento comunitário contra violência de gênero
– Educação financeira e acesso a serviços bancários
– Acesso à água potável
– Usinas produtivas simplificadas
– Postos de telessaúde
Instituto Descarte Correto