Prefeitura de Manaus anuncia nova estratégia de vacinação para profissionais de saúde

Mais de 31 mil pessoas já receberam dose da vacina contra Covid-19 no estado do Amazonas

A Prefeitura de Manaus (AM) passa a adotar uma nova estratégia para vacinar os trabalhadores da saúde dos grupos prioritários definidos pela Comissão Intergestores Bipartite do Estado do Amazonas (CIB), a partir desta segunda-feira (1). Esses profissionais poderão ser vacinados em qualquer um dos seis postos fixos montados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para vacinar idosos. Mais de 31 mil pessoas já foram vacinadas até agora no Amazonas.

A medida foi tomada em Manaus para agilizar a imunização dos profissionais que atuam em estabelecimentos sanitários das redes pública e privada. O relatório parcial da Secretaria Municipal de Saúde aponta que até este domingo (31) cerca de 35% dos trabalhadores das listagens enviadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM) haviam sido imunizados. Para receber o imunizante, o profissional deverá apresentar um documento que comprove seu trabalho, podendo ser crachá ou contracheque. Além disso, é necessário a apresentação de um documento com foto e CPF. 

De acordo com dados da Prefeitura de Manaus, 9.258 trabalhadores de saúde foram vacinados até o momento. Os pontos de vacinação, fixos ou drive-thru, funcionam de segunda a sexta-feira das 9h às 16h. Para organizar a vacinação do grupo, a data de aniversário determinará o dia da semana que o profissional deve ser imunizado. Nesta segunda-feira (1), serão profissionais nascidos em janeiro e fevereiro. Na terça-feira, março e abril; quarta-feira, maio e junho; quinta-feira, julho e agosto; sexta-feira, setembro e outubro; e sábado, novembro e dezembro. 

Além da mudança para os profissionais de saúde, a prefeitura de Manaus também antecipou no domingo (31) a imunização de idosos entre 75 e 79 anos. Antes determinada apenas para o grupo prioritário de 80 anos ou mais, a estratégia de vacinação ampliou para o novo grupo visando aproveitar a estrutura montada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para o atendimento dos idosos.

Início da imunização no estado

A vacinação no estado do Amazonas teve início no dia 18 e dados parciais do Governo amazonense divulgados na última sexta-feira (29) indicam que 31.604 pessoas já foram vacinadas. O levantamento é do Programa Nacional de Imunização (PNI), da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).

O estado conta, até agora, com duas vacinas contra a Covid-19. Uma do Instituto Butantan em parceria com a chinesa Sinovac, a Coronavac, e outra outra da empresa AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, da Inglaterra, produzida pela Fiocruz. Na primeira remessa do Ministério da Saúde, o Amazonas recebeu 282.320 doses da Coronavac. No dia 23, outras 132,5 mil doses da AstraZeneca desembarcaram no Estado. No dia 25, o Amazonas recebeu mais 44.600 doses da Coronavac.

Foto: Dhyeizo Lemos/ Semcom

Leia mais:
Ação do Idesam apoia famílias com renda prejudicada pela pandemia 
Campanhas de parceiros do Somos Todos Amazonas ajudam em momento crítico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *