Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU são foco do Somos Todos Amazonas

Conheça os 17 ODS que norteiam um plano sustentável de proteção ao planeta

O Somos Todos Amazonas foi criado para conectar projetos socioambientais de excelência a apoiadores, com o objetivo de desenvolver o estado, baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas).

Pensar em um projeto como o Programa Carbono Neutro, do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), apoiado pelo Somos Todos Amazonas, por exemplo, é uma forma clara de encarar como os ODS norteiam as ações de empresas com impacto socioambiental. O Programa tem como objetivo conectar grandes centros urbanos às florestas, permitindo que empresas, iniciativas e pessoas se responsabilizem pelos impactos que geram no planeta, ao neutralizar suas emissões de gases de efeito estufa, através do plantio de árvores nativas. Sendo assim, se relaciona diretamente com a ideia de tornar as cidades sustentáveis, a partir de medidas para combater mudanças climáticas, adequando-se aos ODS 11 e 13.

Há alguns anos, poderia parecer inviável um projeto de desenvolvimento tecnológico, como a Rainforest Business School, existir dentro da Floresta Amazônica. Além de muito relevante para o estado do ponto de vista econômico e de formação de quadros de alto nível, a primeira escola de negócios ainda atende a necessidade de assegurar uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, o quarto ODS.

Luciana Caran, diretora-executiva do Somos Todos Amazonas explica que, apesar de ser norteada por todos os ODS, a empresa  se encaixa prioritariamente no ODS 17, voltado para a promoção de parcerias que revitalizem os meios de implementação do desenvolvimento sustentável.

Proposta por líderes mundiais em 2015, na sede da ONU, em Nova York, a agenda 2030 tem como plano de ação a erradicação da pobreza, em alinhamento com um plano sustentável de proteção ao planeta. Para nortear esse desafio, foram elencados os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A ambiciosa lista é tida como uma meta a ser atingida por todos os países e pessoas, até 2030. Daí a importância da participação de empresas brasileiras com preocupação socioambiental, que se utilizam dos ODS para refletir seu papel e objetivos.

Os ODS surgiram na esteira do sucesso dos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Para entender melhor esses objetivos globais, confira abaixo os 17 ODS:

Objetivo 1:

Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

Objetivo 2:

Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

Objetivo 3:

Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

Objetivo 4:

Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Objetivo 5:

Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

Objetivo 6:

Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.

Objetivo 7:

Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.

Objetivo 8:

Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.

Objetivo 9:

Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

Objetivo 10:

Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

Objetivo 11:

Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Objetivo 12:

Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

Objetivo 13:

Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.

Objetivo 14:

Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

Objetivo 15:

Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

Objetivo 16:

Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Objetivo 17:

Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.