a

Help your business grow by creating your next online presentation with Cevian, a business virtuoso.

Recent Posts

Quick business execution 00 875 665 874 88 cevian@select.com
Back to top

Somos Todos Amazonas

  /  News   /  Ambev repensa relação com o meio ambiente e adota posturas sustentáveis

Ambev repensa relação com o meio ambiente e adota posturas sustentáveis

Mais atentos e exigentes, consumidores buscam marcas alinhadas a seus valores

A preocupação com a sustentabilidade está em alta faz tempo, e não é para menos: além da urgência de se pensar e agir em prol de um planeta mais saudável, o respeito ao meio ambiente traz ainda benefícios econômicos. Por isso, muitas empresas vêm adotando uma série de posturas mais responsáveis neste setor.

Uma das 15 maiores empresas do Brasil, a Ambev está entre as que trilham este caminho, e conta com um programa de metas no que diz respeito à sustentabilidade. Carla Crippa, vice-presidente de Relações com a Sociedade da empresa, explica que incorporar essa consciência no dia a dia é fundamental. 

“Não vemos a sustentabilidade como uma tendência apenas: é algo fundamental para o nosso negócio. Fazemos parte da sociedade, usamos os mesmos recursos naturais, e precisamos pensar na viabilidade da nossa produção a longo prazo. Para isso, criamos projetos e temos atitudes responsáveis com o meio ambiente, o que, com certeza, nos ajudará a garantir isso”, acredita Carla.

A empresa desenvolveu iniciativas no âmbito socioambiental desde a sua criação, em 1999. Nos últimos anos, a consciência coletiva se intensificou, e a sustentabilidade tornou-se um norte nas escolhas empresariais e estratégicas de todas as marcas da Ambev. 

“Passamos a agir com ainda mais consciência. Somos parte de algo maior, de um ecossistema mais amplo: desde o agricultor, passando pelos nossos funcionários, ao dono do bar e nossos 100 milhões de consumidores. Para nós, é muito importante ter um papel ativo na transformação do ecossistema, e trabalhar consistentemente para beneficiar a sociedade”, afirma Carla.

A executiva explica que o consumidor está cada vez mais engajado e exigente, e busca marcas mais alinhadas aos seus valores. Nos últimos anos, os hábitos de consumo mudaram muito, ela conta, o que inclui um olhar atento para o respeito ao meio ambiente. O consumo de carne, por exemplo, diminuiu entre 2019 e 2020. As denúncias de marcas que maltratam a natureza cresceram – on-line, principalmente. Sendo assim, a adoção de práticas sustentáveis garante um olhar mais generoso do consumidor sobre as empresas. 

“Temos metas ambiciosas de sustentabilidade a serem atingidas até 2025, em cinco frentes. Buscamos soluções para os principais desafios socioambientais da atualidade. Na questão das mudanças climáticas, estabelecemos o objetivo de ter 100% da eletricidade de fontes renováveis, além de reduzir 25% das emissões de carbono em toda a nossa cadeia de valor. Para alcançar esse objetivo, temos diversas ações e parcerias acontecendo. Já contratamos a construção de parques solares e eólicos, de início. Outras frentes são a do consumo de água, da agricultura sustentável e da economia circular. Por último, a meta de acabar com a poluição plástica das nossas embalagens”, diz Carla. 

Ações durante a pandemia

Desde o início da pandemia da Covid-19, o engajamento social de empresas também se intensificou. Em Manaus (AM), quando houve escassez de oxigênio hospitalar, o setor privado,  personalidades e sociedade civil se uniram para ajudar quem mais precisava.

“Quando a pandemia da Covid-19 chegou ao país, começamos a pensar no que poderíamos fazer para ajudar. Dentro da empresa, a mobilização foi rápida. Nos adaptamos para a situação atual e, com isso, produzimos álcool em gel, construímos 100 leitos em 36 dias e doamos água. Recentemente, também fizemos duas grandes ações: doamos 5 mil mil caixas térmicas para armazenar e transportar vacinas contra a doença, além de 500 cilindros de oxigênio para Manaus, que, infelizmente, passou por essa escassez”, enumera a executiva da Ambev.